CobNews

CURSOS SÃO OFERECIDOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícias >> . Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), engenheiro Jair Savi, há vagas disponíveis no setor, porém, o que não tem, muitas vezes, são pessoas capacitadas para assumir os postos de trabalho.

A falta de mão-de-obra especializada é o principal problema enfrentado na construção civil. Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), engenheiro Jair Savi, há vagas disponíveis no setor, porém, o que não tem, muitas vezes, são pessoas capacitadas para assumir os postos de trabalho. Diante da necessidade da área, que é a principal impulsionadora da economia do Sul de Santa Catarina, e objetivando preparar os moradores da região a exercer as atividades, instituições de ensino passaram a oferecer cursos profissionalizantes na área. Alguns deles são gratuitos.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é uma das entidades que disponibiliza capacitações sem custo para o aluno. O técnico subsequente em Edificações, que é voltado para quem tem o Ensino Médio completo, tem duração de dois anos. Por semestre são abertas, em média, 36 novas vagas no período noturno. Já para o técnico integrado em Edificações, onde o aluno cursa junto com o Ensino Médio, a duração é de três anos, com turmas no período matutino e vespertino, cada uma com 36 vagas. O ingresso é feito por meio de exame de classificação. O interessado deve ficar atento à programação do IFSC para tentar a vaga. Para o primeiro semestre deste ano já foi realizada a seleção. A próxima deve acontecer a partir de abril.

A Abadeus também tem curso gratuito. A instituição abre neste primeiro semestre turma para o curso de leitura e interpretação de projetos. Ao término desta turma será aberta matrícula para outro curso da área. Já o Senai disponibiliza cinco cursos: gestão da construção civil, leitura e interpretação de projetos na área da construção civil, orçamentista de obras, instalador hidráulico predial e mestre de obras. Há 25 vagas por turma. A primeira turma inicia em abril. O investimento varia de R$ 750 a R$ 1692,00.

“A construção civil sofre com a carência de mão-de-obra especializada. Há bastantes cursos disponíveis na nossa região para ajudar na formação do profissional. As capacitações são oferecidas por instituições de renome. Com certeza a partir da formação o profissional terá destaque no mercado de trabalho. Para quem for especializado sempre haverá vagas disponíveis”, enfatiza Savi.
FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS