CobNews

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL GANHA INCENTIVO

Construção >> O sistema construtivo sustentável está oficialmente autorizado a receber financiamento pela Caixa Econômica Federal.

O sistema de construção que utiliza madeira na estrutura, conhecido como Wood Frame, está avançando no Brasil   e o Paraná está na ponta na aplicação dessa tecnologia para obras residenciais. Ainda neste semestre, deve ter início a construção de um conjunto de 67 casas com Wood Frame pelo programa Minha Casa Minha Vida no Boqueirão, em Curitiba.

O sistema construtivo inovador está oficialmente autorizado a receber financiamento pela Caixa Econômica Federal. A conquista do documento é comemorada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Desde 2009, um grupo de empresários e técnicos da instituição trabalha na pesquisa e aplicação de métodos construtivos mais sustentáveis para substituir a construção em alvenaria.

Batizado de Comissão Casa Inteligente, o grupo obteve, no final de 2013, a liberação do Datec   Documento Técnico de Avaliação do Ministério das Cidades   para o uso do Wood Frame desenvolvido pela empresa TecVerde na construção de habitações de interesse social.

O resultado deve ser a popularização do sistema construtivo semi-industrial, que tem como base a madeira plantada. Impulsiona, também, a cadeia produtiva no Paraná, que envolve fornecedores da madeira certificada, a produção industrial dos painéis e a qualificação de trabalhadores.

Projeto piloto 

 O Wood Frame desenvolvido pela TecVerde a partir de tecnologia alemã foi utilizado, de forma pioneira para habitações populares, no Rio Grande do Sul. A construção desse projeto piloto foi financiada pela Caixa dentro do programa Minha Casa Minha Vida a partir de uma autorização prévia.

FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS