CobNews

PROGRAMA HABITACIONAL FORTALECE A CONSTRUÇÃO CIVIL

Construção >> "É inegável a contribuição do governo federal para fortalecer o dinamismo do setor de construção nos últimos anos", disse Miriam

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou, na quarta-feira (19), do lançamento do estudo O Custo da Burocracia do Imóvel, em Brasília. O evento foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), junto a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e o Movimento Brasil Competitivo.

Na ocasião, a ministra afirmou que o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) deu conta dos principais desafios para alcançar os atuais 3,2 milhões de unidades contratadas.

"É inegável a contribuição do governo federal para fortalecer o dinamismo do setor de construção nos últimos anos, especialmente com o PAC e o Programa Minha Casa, Minha Vida", disse Miriam.

De acordo com o estudo divulgado no evento, o excesso de burocracia para comprar a casa própria impacta em 12% do valor do imóvel e está relacionado a gastos com documentação excessiva e atrasos no processo de construção e entrega. 

Para Miriam Belchior os problemas apontados pelo estudo, em geral, são das esferas municipais e regionais o que demonstra que o trabalho que o governo federal tem feito juntamente às entidades como a CBIC e Abrainc tem dado resultado positivo.

"O estudo apresentado hoje é um excelente insumo para a estruturação da próxima fase do Minha Casa, Minha Vida que é um programa que está sempre em aprimoramento", destacou Belchior.

O presidente da CBIC, Paulo Simão, ressaltou que o Minha Casa, Minha Vida é o maior programa de interesse social que o Brasil já teve e está servindo como modelo para outros países.

FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS