CobNews

PRÉ-FABRICADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PROMOVEM AGILIDADES NOS CANTEIROS DE OBRAS

Notícias >> Uso de pré-fabricados na construção civil ganha espaço por resultar em rapidez e gerar menos resíduos.

A reconstrução das cidades europeias destruídas durante a Segunda Guerra Mundial precisava ser rápida. Diante da escassez de mão de obra, o caminho era industrializar o setor da construção civil. Assim, o uso de pré-fabricados de concreto ganhou destaque. Toda a estrutura da edificação, incluindo lajes, vigas, pilares e paredes, é produzida dentro da fábrica e segue pronta para o canteiro de obras, onde apenas será montada. O sistema industrializado resulta em mais agilidade e menos impacto ambiental.
Indústria, logística e shopping são os segmentos que lideram o uso de pré-fabricados, segundo a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic). A maior vantagem é o tempo reduzido de obra, o que garante retorno mais rápido do investimento. O risco de atraso também diminui com o trabalho concentrado em fábricas. “Observamos crescimento em outras áreas, como infraestrutura. Não seria viável entregar os estádios no prazo sem um sistema industrializado”, aponta a presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak. Não dá para comparar o custo da estrutura pré-fabricada com alvenaria (é preciso elaborar um estudo de viabilidade), mas geralmente o sistema industrializado compensa quando se considera mais agilidade, menos mão de obra e menos resíduos nos canteiros de obras.

A busca pela sustentabilidade torna os pré-fabricados ainda mais atrativos, já que esse tipo de construção gera menor impacto ambiental. “A estrutura é produzida na fábrica, ambiente mais controlado que o canteiro de obras. Com isso, consegue-se um uso mais racional dos recursos, o que significa menos desperdício, e eliminam-se etapas de construção. É preciso escorar a laje no sistema convencional, enquanto o pré-fabricado dispensa o escoramento”, acrescenta Íria.
FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS