CobNews

CROMOTERAPIA NA DECORAÇÃO PROPORCIONA AMBIENTES HARMÔNICOS E BEM-ESTAR

Decoração >> Demanda por imóvel novo e reforma estimulam a venda de material de construção e animam as perspectivas do mercado para este ano

A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente as características de cada uma. A escolha harmoniosa das tonalidades na decoração de casa pode aumentar o bem-estar, melhorar o humor e provocar diversas sensações. As cores tratam e equilibram o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada tom do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta.

Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, aplicar cores na decoração é um tratamento eficaz indicado para crianças, adultos e idosos. “Pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmonização do ambiente”, explica Sabrina.

Já o naturólogo e cromoterapeuta Guilherme Peniche afirma que a escolha da cor de cada ambiente deve ser pensada não somente na estética, mas também no lado funcional. “Um quarto de criança com cores quentes vai estimulá-la e dificilmente essa criança terá um sono reparador e tranquilo. No caso de um quarto de casal, as cores quentes podem intensificar os laços sentimentais do casal”, comenta Peniche.

Para entender melhor como funciona a cromoterapia, Guilherme explica como o corpo reage às cores. “As células de nosso corpo, incluindo as células da pele - maior órgão sensorial, são fotossensíveis. Eles reagem e captam as vibrações das cores”, completa Peniche.

Com tantos benefícios, a força da cromoterapia não passou despercebida pela indústria de tintas. Para Angela Chapper, gerente de marketing de uma fabricante, deve ser feita uma análise sobre as sensações que as cores devem provocar. “Fazemos um estudo profundo quando desenvolvemos uma nova tonalidade de tinta, levando em conta as sensações que as tonalidades podem gerar em cada pessoa e ambiente”, explica Angela.

Veja as funções terapêuticas de cada cor e aonde usá-las:

Vermelho e rosa: atua no sistema circulatório, acelerando o fluxo de sangue. São cores quentes, relacionadas ao amor, paixão e alegria. É utilizada na decoração para aumentar a vitalidade dos ambientes.

Laranja: é uma cor energética que representa alegria e felicidade. O tom dá a sensação de bem estar, aumenta a autoestima e a força de vontade. Aumenta o apetite e ajuda a combater a anemia. É indicada, também, para tratar descontentamentos, depressão e pessimismo.

Amarelo: é uma cor clara e alegre. Auxilia a coragem, a sabedoria e o intelecto. Melhora o raciocínio, o aprendizado, a criatividade e a concentração. Promove a digestão, fortalece nervos e glândulas endócrinas. O amarelo ajuda a limpar as impurezas do sistema linfático e dá energia para as funções intestinais.

Verde: é um tom neutro, sedativo e relaxante. Quando a pessoa está estressada, o verde traz equilíbrio emocional. Além disso, estimula o sistema imunológico e o crescimento. É uma excelente cor para hospitais e consultórios médicos, por ser harmonizadora.

Azul: limpa, profunda e relaxante, é a cor da paz e do infinito. Acalma a dor, estimula a criatividade, harmoniza o intelecto e os sentimentos. Auxilia a intuição e favorece a meditação. É aconselhável colocar uma lâmpada azul no quarto de crianças agitadas e inquietas. Para os adultos, ajuda contra a insônia e a ansiedade.

Lilás: promove o alerta e a conscientização. É a cor das energias cósmicas e da inspiração. Harmoniza todos os órgãos do corpo. É um excelente cauterizador e higienizador de feridas internas e externas.
FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS