CobNews

COMO A IMPRESSORA 3D PODE REVOLUCIONAR A CONSTRUÇÃO CIVIL

Tecnologia >> Conheça os designers que estão imprimindo casas e prédios com uma riqueza de detalhes digna de igrejas góticas.

Imprimir casas e prédios inteiros. Essa é a ideia do arquiteto Michael Hansmeyer. Mas ele não quer fazer construções simples. Com a impressora 3D é possível produzir casas com tantos detalhes quanto uma igreja barroca. Isso sem tantos artesãos e sem restrições no que diz respeito à geometria. A equipe do Futurando foi conhecer os projetos.

Na Universidade de Lüneburg, estudantes de diversas nacionalidades participam de um curso online audacioso. Eles querem juntos projetar a cidade do futuro. Cada um pensando do seu próprio país. Para criar o projeto, eles tiveram a ajuda do arquiteto Daniel Liebeskind.

Em Istambul, outra criação audaciosa foi construída. Um túnel que liga a Europa e a Ásia. O Futurando mostra como aconteceu a construção do túnel do Bósforo.

Engenharia de som

Pesquisadores de acústica da Universidade Técnica de Dresden querem tornar o cotidiano dos cidadãos mais silencioso. Eles pesquisam desde varredores elétricos que fazem a limpeza da cidade até o barulho irritante do aspirador de pó que usamos em casa. O grupo de cientistas busca soluções simples para eliminar os ruídos ou, pelo menos, deixá-los mais agradáveis.

Mas há também quem trabalhe para criar sons. Designers alemães projetam a acústica dos carros pra que eles emitam ruídos agradáveis. Um automóvel chega a ter 100 funções sonoras. Montadoras têm até um setor específico para desenvolver esse tipo de trabalho.

E tem pesquisadores que trabalham para que robôs emitam sons. É o caso do Myon. Cientistas querem treiná-lo para cantar na Ópera Cômica de Berlim.

FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS