CobNews

TECNOLOGIA OTIMIZA SOLUÇÕES NA OBRA

Notícias >> A novidade, agora, é o método BIM 5D, que será aplicado em um dos primeiros empreendimentos construídos pelo sistema no país, em Curitiba.

O processo BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil ao auxiliar o desenvolvimento de projetos com mais qualidade e lucratividade. A novidade, agora, é o método BIM 5D, que será aplicado em um dos primeiros empreendimentos construídos pelo sistema no país, em Curitiba.
O Studios da 13, empreendimento da Porto Camargo Construtora e Incorporadora, é pioneiro ao adotar a tecnologia, que traz informações detalhadas sobre o custo da obra. O sócio da empresa, Rodrigo Porto, conta que a ideia de usar o método partiu da Proa Arquitetura Integrada, escritório que assina o projeto arquitetônico do prédio.  A Proa nos apresentou o BIM 5D e pensamos que ele poderia trazer vantagens tanto para nós quanto para o consumidor final , lembra.
Segundo Rodrigo Freire, arquiteto e sócio-diretor da Proa, o BIM 5D será muito útil pela complexidade da obra. Localizada em um terreno pequeno, no Centro da cidade, onde existe uma construção catalogada como Unidade de Interesse de Preservação (UIP), que será mantida no empreendimento.  O método nos permitiu simular a logística do canteiro, onde vamos instalar a grua e como vamos construir 27 pavimentos sem degradar o patrimônio histórico, diz.
Avanço no planejamento 
 O principal benefício do BIM 5D é a precisão do cálculo dos custos da obra. Tiago Francisco Campestrini, sócio-diretor da Campestrini Gestão de Projetos (que gerencia o método) e coordenador de BIM da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), explica que a ferramenta consegue produzir um modelo virtual do projeto em que é possível simular diversas soluções e, a partir delas, escolher a que melhor responde às necessidades de custo, prazo e qualidade da obra.  A construção civil baseia-se nesses três pilares. Podemos simular uma fachada com pastilha e com outro tipo de revestimento e ver qual delas é a melhor opção. Quanto mais soluções se criam, melhor o projeto se torna , diz.
No Studios da 13, as simulações auxiliaram tomadas de decisão, como a escolha do revestimento da fachada e a do sistema de aquecimento de água. O BIM ajuda a eliminar vários retrabalhos e incompatibilidades do projeto que só seriam percebidas durante a obra ou pelos usuários, afirma Porto.
FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS