CobNews

MERCADO IMOBILIÁRIO

Notícias >> Já na área econômica, as publicações estão voltadas para gestão e planejamento dos empreendimentos

Na área técnica, o Sinduscon-MG focou em publicações que atualizam os conhecimentos acerca de questões envolvendo meio ambiente e processos que utilizam concreto. A terceira edição da cartilha Alternativas para a destinação de resíduos da construção é a única publicação do país com subsídios para cumprir todo o artigo 9 da Resolução 307/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As orientações, somadas às da Cartilha de gerenciamento de resíduos da construção civil, também do Sinduscon-MG, auxiliam as empresas na destinação adequada dos resíduos.

Em sua segunda edição, o gibi Gerenciamento de resíduos e gestão ambiental no canteiro é voltado para os profissionais dos canteiros de obras. Ele aborda de forma lúdica as boas práticas, com foco na sustentabilidade e no cumprimento das exigências legais.

Formatada como uma revista em quadrinhos, a segunda edição da cartilha Alvenaria estrutural, do Programa Qualidade dos Serviços (Qualiserv), explica os passos para a execução desse sistema construtivo, informando os materiais, as ferramentas e os cuidados necessários com a segurança.

Pelo Programa Qualidade dos Materiais (Qualimat), duas cartilhas estão em sua segunda edição: a Concreto dosado em central e a Bloco vazado de concreto para alvenaria estrutural -- Manual de recebimento e controle. Ambas trazem as especificações estabelecidas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conformidade com as melhores práticas de aquisição, especificação, inspeção, recebimento, armazenamento e manuseio.

Já na área econômica, as publicações estão voltadas para gestão e planejamento dos empreendimentos. A cartilha Análise financeira de investimentos em empreendimentos imobiliários procura instrumentalizar os gestores para que eles possam examinar os custos em cada etapa do empreendimento, o custo do capital, a taxa interna de retorno, entre outras variáveis.

Como constituir um patrimônio de afetação, como operacionalizá-lo e quais as suas principais características são temas que fazem parte da cartilha Aspectos básicos do patrimônio de afetação, da Sociedade de Propósito Específico (SPE) e da Sociedade em Conta de Participação (SCP).

Para explicar sobre diferentes índices utilizados na construção, o Sinduscon-MG elaborou a cartilha Aspectos básicos de alguns índices de preços e de custos da economia nacional. O conteúdo detalha a composição dos indicadores e as metodologias de cálculo.

Também faz parte do Kit Qualidade 2014 a sexta edição da cartilha Encargos previdenciários e trabalhistas no setor da construção civil. Nela são descritas as variáveis que compõem os custos da mão de obra, considerando os encargos previdenciários e trabalhistas, além dos benefícios da convenção coletiva de trabalho.

Neste ano, o Seconci-MG, braço social do Sinduscon-MG, foi o responsável pela elaboração da segunda edição do Manual básico para implantação de segurança no canteiro de obras.

Por fim, o número 4 da revista Construção em Foco traz artigos que abordam, entre outros temas, o mercado imobiliário de Belo Horizonte, os 50 anos da Lei de Incorporação Imobiliária, o Regime Especial de Tributação (RET), as Letras Imobiliárias Garantidas e o programa Minha casa, minha vida.

Ao todo, são 11 publicações que dão sequência à contribuição que o Sinduscon-MG vem dando ao desenvolvimento do setor da construção civil em Minas Gerais.

 

FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS