CobNews

FORMAÇÃO PROFISSONAL MOTIVA JOVENS APRENDIZENS A INGRESSAREM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícias >> A construção civil é uma alternativa profissional promissora no mercado de trabalho

O SENAI e a ADEMI estão fazendo um grande esforço de formação profissional de jovens aprendizes em Alagoas. De 2010 a 2015 foram 2.486 alunos matriculados nos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI, “uma parcela deles voltados para a construção civil, que passa a receber uma nova geração de trabalhadores com elevado nível de qualificação técnica”, observa o presidente da ADEMI-AL, Paulo Malgueiro.

A construção civil é uma alternativa profissional promissora no mercado de trabalho, explica Ronald Vasco Jr. diretor da ADEMI-AL, falando para um auditório de jovens aprendizes do SENAI-Alagoas. Suas palavras são acompanhadas com visível interesse pela platéia, formada por estudantes/aprendizes na faixa dos vinte anos. Ronald Vasco Jr. apresenta dados salariais comparativos com outras profissões e a balança pende em favor da construção civil em alguns casos.

A Ademi-Al e o Sinduscon-Al estão fazendo um trabalho de formação e informação voltado para esses jovens aprendizes. A construção civil, explica Paulo Malgueiro, está fixando novos padrões de competitividade salarial. “Descortinamos um novo cenário profissional em que jovens talentosos, tecnicamente preparados nos laboratórios do Senai e aperfeiçoados através de estágio em nossas empresas, vão formar uma mão de obra qualificada e melhor remunerada”, explica o dirigente da entidade empresarial.

Para Lídia Anália Motta Freitas, gerente Executiva da Unidade Corporativa de Relações com o Mercado, do Senai, isso mostra a importância da capacitação profissional de jovens, “que chegam ao mercado de trabalho com um bom nível técnico adquirido nos laboratórios do Senai e na prática nas empresas”.

O Programa de Aprendizagem Industrial é um tipo de educação profissional voltada a qualificar jovens aprendizes para indústria, que envolve atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvidas no ambiente de trabalho e caracteriza-se pela articulação entre formação e trabalho. A condição de aprendiz ocorre no ato da contratação do jovem pela empresa, simultaneamente com a matrícula em curso de aprendizagem do Senai.

Alguns desses jovens são filhos de trabalhadores da construção civil, pedreiros, eletricistas e de outras especialidades, muitos dos quais aprenderam o ofício na prática, com nenhuma ou quase nenhuma formação teórica. Seus filhos começam na vida profissional degraus acima, em melhores condições técnicas e salariais.

Max William de Oliveira, 22 anos, é um exemplo: fez o curso de Pedreiro de Edificações, com duração de um ano e está estagiando numa empresa. É trainee de instalação hidráulica e gás. Seu objetivo é ser instrutor no final do curso, participou da Olimpíada do Conhecimento em Alagoas e em Minas, conquistando uma medalha de ouro.

Émerson Mariano, 18 anos, cursa Pedreiro de Edificações e conta com orgulho que já foi pré-selecionado para a Olimpíada do Conhecimento deste ano, modalidade de competição entre as unidades do Senai de todo o Brasil. “Esse programa é uma boa oportunidade, porque terminando o curso médio todo mundo quer correr atrás do primeiro emprego”, pondera com satisfação.

Outro entusiasta é José Elias da Silva, 20 anos, cujo pai é cortador de cana. Ele cursa Pedreiro de Edificações, do Senai-Alagoas. “É uma oportunidade importante porque fica mais fácil arranjar trabalho”, comenta exultante. O jovem está estagiando na Enengi, empresa alagoana de construção civil.

Ademir Pedro, 22 anos, cujo pai trabalha como segurança numa empresa, já estagia na Mendonça Engenharia e está “muito satisfeito” com a oportunidade. Ele quer permanecer na empresa e “crescer profissionalmente”. Esse casamento entre juventude, entusiasmo e oportunidade de educação profissional está motivando esses jovens a ingressar na construção civil de Alagoas, de olho no futuro profissional.

 

FONE: +55 31 3296-7005
FAX: +55 31 3292-7814
AV. RAJA GABÁGLIA, 4987
SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS
FONE: +55 31 3378-4527
Av. AGGEO PIO SOBRINHO, 431
BURITIS - BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS