JARDIM SUSPENSO FRANÇÊS INSPIRA VERSÕES NOS EUA E INGLATERRA

Um jardim suspenso, construído sobre o trecho de uma estrada de ferro desativada em 1969, atrai um público romântico em Paris (França), mas ainda é pouco conhecido por turistas e até moradores da capital francesa. O Promenade Plantée, também conhecido La Coulée Verte, é um jardim suspenso de 4,7 quilômetros que atravessa quase um bairro inteiro. Nos Estados Unidos e na Inglaterra já há projetos inspirados na construção francesa.

A estação terminal da linha férrea conhecida como Ligne de Vincennes ficava na Bastille, local onde atualmente funciona a Opéra Bastille, casa de ópera parisiense. Em 1988, a prefeitura da cidade transformou a via férrea em um jardim para passeio.

Sob os arcos do Promenade Planteé, funcionam diversos ateliês de arte, num trecho conhecido como Viaduc des Arts. O local abriga de especialistas em flores até decoração em porcelana, e um fabricante de violinos e violoncelos artesanais.

Em um trecho do caminho, o jardim atravessa um prédio, que parece ter sido cortado para dar passagem à estrada. Em outras partes, o jardim passa à altura de janelas de outros prédios.

O Promenade Planteé inspirou a construção do High Line Park, em Nova Iorque (Estados Unidos). O parque linear, construído em 2009, também utiliza trilhos de uma antiga via férrea. Além da paisagem de 2,3 quilômetros, o parque funciona ainda como espaço de manifestações culturais durante todo o ano.

Em Londres (Inglaterra), um escritório já apresentou seu projeto para a construção do Garden Bridge, uma “ponte jardim” sobre o rio Tamisa. Em Washington (EUA), um concurso foi lançado para selecionar o projeto do parque que será construído sobre o Rio Anacostia.